A Internet é a maior revolução do século 21. Através da Internet, o mundo foi introduzido para a Era da Informação, o próprio termo “globalização”, encontra sua raiz no crescimento da internet. Por causa da sua forte influência na vida de quase todo mundo, as empresas têm aproveitado as oportunidades que ela oferece, usando-a para atualizar-se no mercado e para seus próprios fins comerciais.
Hospedagem de site para uma apresentação profissional.
Se você também quiser participar de forma profissional deste universo virtual, disponibilizando o site do seu negócio online, você precisará de um serviço de hospedagem de Site. A hospedagem do seu site é a primeira condição para você apresentar-se profissionalmente no ambiente Web. Ao hospedar suas páginas online, tornando-as disponíveis para todo o mundo, seu negócio já pode ser administrado através do seu website.
No entanto, isso pode por alguns não ser considerado como fácil, pois você precisa ter as habilidades certas, e técnicas para gerenciar o seu servidor de hospedagem de site. É por isso que existem muitas empresas que, em vez de optar por ir diretamente para contratar os servidores de hospedagem, optam por contratarem uma empresa ou profissional web (WebMaster) que lhes administre o servidor web, atualize o conteúdo do site, e-mails e etc.
Hospedagem de site precisa de um profissional ?
Existem inúmeras empresas de hospedagem de site, mas nem todas elas são tão dedicadas ao propósito de ajudar as pessoas a atingir os resultados que deseja. A hospedagem web em si, não é um serviço caro, e se formos levar em consideração todas as possibilidades que ela lhe oferece, diríamos que é essencial para qualquer um que queira estar na internet de forma profissional.
A maioria das empresas de hospedagem de site fornecem um painel de administração da área de hospedagem totalmente intuitivo “for Windows” razoavelmente fácil para que seus clientes possam realizar as configurações do ambiente e colocar o site no ar. Porém, normalmente entre os empreendedores que buscam criar o primeiro site do seu negócio ou mesmo iniciar um novo negócio a partir do ambiente virtual, poucos estão familiarizados com o ambiente de hospedagem de site e não fazem ideia como devem proceder. Para quem deseja por exemplo, abrir uma loja virtual, questões de segurança e privacidade devem ter atenção especial e considerar ajuda profissional para ter tranquilidade em desenvolver sua atividade lucrativa sem falhas nestes quesitos. Considerar contratar uma hospedagem web que assuma essa responsabilidade ou um profissional em Web Master SEO para esclarecer dúvidas e te dar uma orientação mais detalhada sobre a hospedagem de site, pode ser a melhor escolha pro futuro do seu website.
Dicas para a hospedagem de site.
Enumeramos 5 dicas simples, porém importantes, pouco comentadas na internet, na hora de avaliar uma hospedagem de site:
1 – Contrate planos mensais inicialmente
Referência é sempre um ponto importante na hora de escolher sua hospedagem de site. Como a maioria dos serviços é feita através da própria internet, é preciso antes de efetuar o pagamento, ter a certeza que aquela hospedagem é idônea e garante a devolução do seu dinheiro caso o serviço não seja satisfatório, ou você decida desistir do plano. Até estar seguro quanto à procedência da empresa, prefira contratar planos mensais a planos anuais, pois caso você se decepcione com o serviço, não ficará amarrado a ele.
2 – Prefira servidores localizados no Brasil
Procure uma hospedagem de site que lhe garanta uptime de 99,9% de disponibilidade on-line, para que o seu site não seja afetado sempre que o seu provedor de hospedagem estiver off-line. Servidores localizados em outros países estão mais sujeitos a quedas devido a longos caminhos percorridos pela transmissão dos dados.
3 – Escolha planos que lhe atendam sob demanda
Escolha uma empresa que ofereça um plano que se encaixe ao seu perfil, ou seja, um plano que tenha o necessário para o seu projeto. Espaço em disco e largura de banda não utilizada, por exemplo, fazem você pagar por um serviço sem usá-lo completamente. O ideal é que a empresa permita que você tenha a opção ir aumentando os recursos à medida que for precisando.
4 – Leia o contrato de hospedagem de site
Tenha cuidado quanto aos contratos que você assinar, pois algumas empresas podem levá-lo a ficar com uma cláusula em letras miúdas. Esteja atento em lê-los primeiro antes de assinar. Escolha uma empresa com boa reputação e verifique esta reputação, a fim de proteger seu negócio e seu investimento.
5 – Conheça a estrutura física do seu servidor
Por ultimo e não menos importante, informe-se quanto à segurança da infraestrutura desta empresa. Não esqueça que apesar de contratar um serviço de hospedagem virtual, toda uma estrutura física é necessária para que o virtual funcione. Leve em consideração a capacidade da empresa em lidar com incêndios, acidentes climáticos, perda de dados, ação de bandidos e tudo mais que envolve uma estrutura física. Busque uma infraestrutura segura.